Jorge Fernando



Página Oficial

Nome incontornável da música portuguesa e em particular do fado. Há nomes que são centrais no fado, mas poucos podem reclamar unir duas gerações muito diferentes, como é o caso de

Jorge Fernando. Guitarrista e compositor de Amália Rodrigues, com quem dividiu estúdios e palcos por mais de 20 anos, Jorge Fernando é também um dos melhores produtores e autores do repertório nacional de fado que tem ajudado a definir os rumos de uma nova geração, escrevendo êxitos e produzindo discos para artistas como Mariza, Camané e Ana Moura, para mencionar apenas alguns.

O seu último trabalho “Chamam-lhe fado”, digno sucessor de “Vida”, que entrou directamente para o Top nacional de vendas, traduz-se num novo e original espectáculo.

A sua inquietude e a busca constante de outros caminhos e de novas fórmulas musicais mantendo a raiz do fado, levou-o a explorar a “ideia” das vozes, o seu instrumento preferido, na magia da ligação às palavras. Assim, o músico ousou tirar o fado das casas de fado, resultando numa sonoridade em que a música tradicional se funde com o gospel, o hip-hop, a soul music numa mistura improvável e brilhante.

Em espectáculo Jorge Fernando apresenta-se agora em duas formações distintas - uma de fado tradicional e outra, a que melhor traduz este seu último e novo trabalho, em que é acompanhado por um coro de cinco vozes.