Liana



lianafado.com

 

Licenciada em Turismo, nasceu em Coimbra mas pouco tempo depois passa a morar em Lisboa.

Aos 9 anos já cantava fado no Coliseu dos Recreios. Venceu doze dos treze concursos em que participou.

Em 2000 venceu o Festival RTP da Canção com “Sonhos Mágicos” de Gerardo Rodrigues e Maria da Conceição Norte.

A partir de 2000 integra o elenco do musical “Amália” de Filipe La Féria onde desempenhou, durante 5 anos, o papel de Amália enquanto jovem e com o qual ganha o Prémio Pateota para Actriz Revelação.

Quatro anos depois lança o álbum “Fado.pt” com as participações de Custódio Castelo, José Manuel Neto, Luís Guerreiro e Femme Art String Quartet. Segue-se “Sombra”, uma edição de autor.

Em 2007 Liana junta-se à banda luso-sueca de world music “Stockholm Lisboa Project” e edita “Sol”.

Em 2007 vai vier para Londres com uma bolsa de estudo da GDA e aí reside durante 3 anos tornando-se sócia-gerente de uma casa de fados “O Fado” em Knightsbridge.

Em 2008 canta em português e em àrabe em “From Palestine to Portugal” num projecto apadrinhado pelo Musicport Festival e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Lança em 2009 o segundo álbum com os Stockholm Lisboa Project, “Diagonal”, álbum que lhe garantiu o prémio de melhor disco de 2009 pela crítica Alemã “Preis der Deutschen Schallplatten Kritic” e as nomeações para Melhor Grupo e Melhor Colaboração Cultural nos “Songlines Music Awards 2010” no Reino Unido.

Regressa a Portugal em 2010 e é convidada por Filipe La Féria para interpretar as personagens de Severa e Hermínia Silva no musical “Fado História de um Povo” no Casino Estoril.