Rodrigo



“É tão bom ser Pequenino”

Nascido a 29 de Junho de 1941,na freguesia da Graça, em Lisboa, foi baptizado com o nome de Rodrigo Ferreira Inácio.

Aos 18 anos, foi convidado a fazer parte de um conjunto musical denominado “Os Cinco Reis”. Este grupo obteve grande sucesso no início dos anos 60, tendo participado em muitos programas de televisão, em directo.

Grava um disco de êxito (“O Pepe”) apresentando-se em muitas salas de Lisboa e não só, donde se destaca o então famosíssimo “Passatempo para Jovens”.

Aos 21 anos, sente necessidade de aprender algo mais que o ajude a fazer face à vida. Assim, vai para França para aprender a língua francesa. Na véspera da partida para Paris, resolve fazer uma festa de despedida com alguns amigos, passando a noite a fazer aquilo a que normalmente se chama visitar as “capelinhas”.

Incitado pelos amigos, resolveu participar no fadista cantando o único fado que sabia: “Biografia do Fado”, celebrizado por um grande senhor do Fado: Carlos Ramos. Mal acabou de cantar, sentou-se, pois não sabia mais nenhum. Dos que o ouviram, ninguém queria acreditar que aquele rapaz afável e educado, desconhecesse outros fados e mais ainda, que seria a primeira vez que o teria cantado.

Já em França, com bastante surpresa sua, o momento que mais recordava, para além da saudade que sentia da família, era o daquele mágico momento fadista.

Aos 26 anos regressa definitivamente a Portugal e grava o seu primeiro disco, “A Última Toirada Real em Salvaterra”. Embora nascido em Lisboa, é conhecido pelo “fadista de Cascais”, onde vive há cerca de quarenta anos.

Durante 31 anos foi proprietário do “Forte D. Rodrigo” - uma das mais famosas Casas de Fado, em Cascais.

A sua discografia conta com trinta e seis trabalhos de longa duração, na sua maioria, discos de ouro ou prata, donde se destaca o seu mais recente trabalho intitulado «Marés de Saudade» (Novembro de 2002).

Divulgador da canção Lisboeta em todo o Mundo, Rodrigo representou inúmeras vezes Portugal em certames internacionais.

Durante os seus 40 anos de carreira, actuou em diversas salas de espectáculo e cadeias de televisão pelos cinco cantos do Mundo. Exemplos: Espanha, Alemanha, França, Canadá, Estados Unidos da América, Brasil, Venezuela, África, etc.