Onde

 

CAIXA ALFAMA | Locais 20 e 21 de Setembro, Lisboa

 

Museu do Fado

O Museu do Fado abriu as suas portas em 1998 para albergar um acervo único no mundo, construído a partir do espólio de centenas de personalidades: fadistas, músicos, poetas, compositores, colecionadores e investigadores. Dedicado à arte da canção mais lusa o Museu do Fado promove exposições temporárias, seminários, apresentações ao vivo e outros eventos. Entre as suas valências contam-se o auditório, uma loja especializada e um restaurante com uma esplanada onde também se realizam concertos.

Igreja de São Miguel

A Igreja de São Miguel é uma das pérolas da cidade e, com toda a sua solenidade, servirá na perfeição para receber uma noite de fado. Dona de uma capela-mor vaidosamente revestida a talha dourada joanina, este monumento antiquíssimo – do tempo dos primórdios da nação – viu a sua reconstrução total ter início em 1673.

Centro Cultural Dr. Magalhães Lima

Espaço de convívio e promotor das tradições bairristas, aglutina todos os anos a festa que faz a marcha popular do bairro de Alfama. Fundado em 1975, ganhará outra vida com o fado que por lá ecoará.

Sociedade Boa União

Ponto de encontro das gentes de Alfama, é na Sociedade Boa União que as pessoas se reúnem para momentos lúdicos e de boa disposição. Ente jogos e outras actividades, é um dos lugares de excelência para os moradores do Bairro de Alfama.

Grupo Sportivo Adicense

Grupo quase centenário, no Sportivo Adicense os moradores de Alfama encontram mil e uma actividades lúdicas, pedagógicas e artísticas, organizadas de forma a dinamizar o Bairro e entreter as suas gentes.

Igreja de Santo Estêvão

Como muitos outros edifícios lisboetas, também a secular Igreja de Santo Estêvão foi parcialmente destruída aquando do terramoto de 1755. Foi remodelada e este processo de refundição foi concluído no séc XIX. Neste lugar de espiritualidade, também a arte pode soar, aproveitando o embalo que a beleza da estrutura, rica em esculturas em talha, azulejaria e uma custódia de prata, oferece.

Palco Santa Casa (Largo das Alcaçarias)

É um dos lugares mais famosos e curiosos do Bairro de Alfama. No Largo das Alcaçarias encontramos uma das muitas fontes de água tépida, local onde, em tempos idos, os nobres se banhavam. Se das águas se esperavam curas, do Largo poderemos contar com duas noites especiais de Fado.

Palco CGD

Descendo da colina de Alfama para o rio, sem nunca esquecer a vista mágica e privilegiada sobre o Tejo, o Palco CGD foi pensado propositadamente para este Festival para albergar os concertos de maior dimensão.

Pavilhão Arena

Outrora armazém dos estivadores e espaço do seu sindicato, o Pavilhão Arena, este ano revestido de outra importância por ter sido a casa da marcha de Alfama, vencedora das Marchas Populares de Lisboa 2013, terá agora novo protagonismo, recebendo no seu espaço o Caixa Alfama.